As secções

Lobitos

Os Lobitos são os elementos da Alcateia e estão divididos em pequenos grupos de 5 a 7 elementos, os Bandos. Em cada Alcateia existem entre 2 a 5 Bandos e estes têm o nome de uma das seguintes cores: branco, cinzento, preto, castanho e ruivo (as cores do pêlo dos lobos) e uma bandeirola, com a respectiva cor escolhida.
O seu patrono é São Francisco de Assis e têm como cor do lenço o Amarelo (debruado a branco), que tem como significado a cor do sol e da alegria.

Exploradores

Os Exploradores estão divididos em pequenos grupos de 4 a 8 elementos, as Patrulhas. Em cada Expedição existem 2 a 5 Patrulhas, estas tem o nome de um animal (Totem) e uma bandeirola com o seu Totem.
O patrono dos Exploradores é São Tiago e a cor do lenço é o Verde (debruado a branco), cor da esperança e da natureza;

Pioneiros

Os Pioneiros estão divididos em pequenos grupos de 4 a 8 elementos, aos quais se dá o mome de Equipas e formam uma Comunidade.
Cada Equipa escolhe para Patrono um Santo da Igreja, Pioneiro da Humanidade ou Herói Nacional, cuja vida os Pioneiros devem conhecer e tomar como modelo de acção e cuja silhueta figura na bandeirola e no distintivo da Equipa.
A cor do lenço dos Pioneiros é o Azul (debruado a branco), cor do mar e do céu.

Caminheiros

Os Caminheiros estão divididos em Equipas de 5 a 8 elementos, denominados Clã.
Cada Equipa escolhe para Patrono um Santo da Igreja, Benemérito da Humanidade ou Herói Nacional, cuja vida os Caminheiros devem conhecer e tomar como modelo de acção.
A cor do lenço dos Caminheiros é o Vermelho (debruado a branco).